sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mais de 25 mil pessoas visitaram o Festival do Chocolate

A IV edição do Festival Internacional do Chocolate da Bahia, realizado em Ilhéus, atraiu mais de 25 mil pessoas em cinco dias de evento aberto ao público e gerou negócios importantes para a cadeia produtiva, dentre eles a operação de duas fábricas de chocolate no sul da Bahia.
O Festival começou em 2009 com a participação de 13 expositores e saltou para um total de 50 stands este ano. A participação da indústria chocolateira também deu grande salto, saindo de 3 para 14, entre as grandes do setor e as de fabrico artesanal.

A programação do festival teve início às 19h do dia 02 de julho, com abertura oficial no auditório do Centro de Convenções de Ilhéus, e contou com a presença de várias autoridades e representantes de organizações ligadas à cultura cacaueira. O evento reuniu ainda investidores, turistas, pesquisadores, estudantes e chefes de cozinha, agregando diversos segmentos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, com a exposição e venda de produtos derivados do cacau, além de cursos e palestras sobre o tema. Houve aumento significativo do número de participantes e palestrantes internacionais no ano em que a Bahia se torna o primeiro destino latino-americano a atrair o Salão do Chocolate, que acontecerá em Salvador.
Jornais e revistas especializados fizeram cobertura desta edição do evento, a exemplo do tabloide americano The New York Times e a revista portuguesa Volta ao Mundo, além dos brasileiros como o portal de notícias UOL, jornais Estadão (SP), Zero Hora (RS) e Jornal do Comércio (PE).
Neste ano, o festival homenageou o centenário de nascimento de Jorge Amado, e na programação oficial abriu espaço para uma combinação da magia do chocolate com as diversas formas de expressão artística, incluindo exposições de artes plásticas e fotográficas.
O Festival Internacional do Chocolate da Bahia trouxe uma programação especial, que incluiu a Feira do Chocolate com entrada gratuita, onde estandes de indústrias e exposição de produtos de cooperativas da agricultura familiar, pequenas marcas e fábricas de chocolate fino, artesanais e equipamentos puderam ser apreciados e comprados pelo público. A realização da Jornada do Cacau e Chocolate envolveu workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e mercado.
Complementando a programação tão diversificada, novidades como a Arena Showcolate - com shows de artistas regionais e nacionais - visita às fábricas e fazendas, entre outras atividades como concursos de bolos Arte em Chocolate e Melhor Sobremesa Original, arremataram a proposta multidisciplinar do evento, com destaque especial para o Concurso de Amêndoas.
CONCURSO DE AMÊNDOAS
O concurso Cacau Fino e Chocolate Gourmet, ministrado pela CEPLAC, avaliou a qualidade das amêndoas de cacau fino produzidas em diferentes regiões da Bahia e do Brasil. Aos técnicos da Ceplac coube a classificação das amostras de amêndoas, que foram recebidas até o dia 30 de maio. O trabalho envolveu um grupo de especialistas para provas de corte, verificação de características físico-químicas e testes sensoriais – que incluiu até a prova degustativa da amêndoa in natura.
Participaram do concurso produtores da Bahia, Espírito Santo, Rondônia e Pará. Ao todo foram classificadas 16 amostras, que se transformaram em chocolate para degustação. O resultado do concurso teve como ganhador o produtor Pedro Magalhães da Fazenda Lajedo de Ouro. José Carlos Assis ficou com o segundo lugar e João Tavares obteve a terceira colocação dentre 16 finalistas.
A mesa de jurados foi composta por profissionais renomados, entre eles Chloe Doutre-Roussel (Consultura Internacional de Chocolate), Arali Pedroso (Engenheira de Alimentos com especialização em Chocolate e Café), Heloísa Bernardes (Terapeuta ortomolecular com especialização cursada na Formation à L'Autonomie Sanitaire e Naturothérapeute – França), e André Bispo (Chef Chocolatier da Harald).
Um dos méritos do festival é justamente estimular novos costumes na cadeia produtiva do cacau. É da amêndoa de cacau de qualidade que se produz o melhor chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário