terça-feira, 26 de agosto de 2014

Jubileu de Dom Ceslau foi momento memorável para Diocese de Itabuna


 A Solene Concelebração Eucarística em comemoração ao Jubileu de Ouro Sacerdotal e do Jubileu de Prata Episcopal do bispo de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, ocorrida na última sexta-feira, 22 de agosto, foi marcada por momentos de fé e emoção e tornou-se memorável para a Diocese de Itabuna. A Missa reuniu na Catedral de São José outros 12 bispos e arcebispos do regional Nordeste-3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e de outras regiões do País, além de mais de 40 sacerdotes, autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada. 

Acompanhado pelos bispos convidados, Dom Ceslau chegou a Catedral Diocesana já passava das 18 horas, quando foi acolhido pelo pároco monsenhor Moizés de Souza, por autoridades civis e militares, sacerdotes do clero diocesano e agentes de pastorais. Após descerrar a placa comemorativa, o bispo adentrou à Catedral aspergindo os fiéis com água benta sob muitos aplausos. 
À frente do altar, Stanula foi recepcionado pelo coral “Vox Clamantis”, formado por 50 vozes, que entoou pela primeira vez para o bispo o Hino Dom Ceslau em Jubileu, composto em sua homenagem pela Irmã Miria Terezinha Kolling. Tendo como refrão os versos “Parabéns, parabéns, celebramos hoje o seu jubileu. Parabéns, parabéns, é só festa na terra e no céu”, a música faz memória à infância e início da vocação sacerdotal do bispo, bem como a sua vinda para o Brasil como missionário redentorista e a chegada a Diocese de Itabuna, no ano de 1997.
Celebração
Já paramentado com as vestes litúrgicas, Dom Ceslau novamente percorreu a nave central da Catedral diocesana acompanhado de todos os arcebispos, bispos e sacerdotes presentes dando início de fato à Solene Concelebração Eucarística. Lembrando a infância do prelado, crianças da catequese paroquial de São José, vestidas com trajes típicos da Polônia conduziram até o altar o livro das Sagradas Escrituras, antecedendo a proclamação das leituras bíblicas. 
Atuando como pregador oficial da celebração, o arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, enfatizou em sua homília o verdadeiro sentido do sacerdócio e do pastoreio de um bispo na vida da Igreja Católica. Voltando-se para o seu irmão epíscopo, Krieger o felicitou pela celebração de dois importantes jubileus. Dando início a liturgia eucarística, religiosas e ministros extraordinários da comunhão apresentaram no altar o pão e o vinho. 
Após a comunhão, as crianças e representantes da comissão organizadora das solenidades do jubileu, protagonizaram mais um momento de forte emoção quando adentraram à Igreja Catedral conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Neste momento, Dom Ceslau renovou a consagração de seu sacerdócio e do seu episcopado à Mãe de Jesus.
Antes dos ritos finais da celebração, representando o povo itabunense e demais autoridades constituídas, o prefeito Claudevane Moreira Leite saudou a Dom Ceslau destacando a importância do seu bispado para os católicos e por aqueles que buscam promover um cultura de paz e uma sociedade mais justa e solidária. 
Também usaram da palavra para parabenizar o bispo de Itabuna, o arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luiz Pepeu; o padre Adam Rapala, representando a Missão Redentorista na Bahia; e o padre Gilmar Oliveira, em nome do clero diocesano. Ao final, Dom Ceslau agradeceu as manifestações e felicitações recebidas e pediu que a comunidade continue orando por ele para que possa continuar desempenhado com fidelidade a Jesus Cristo os seus ministérios sacerdotal e episcopal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário