segunda-feira, 14 de maio de 2018

Espetáculo teatral gaúcho será apresentado em praça pública, no centro de Ilhéus




O espetáculo teatral gaúcho “Automákina, universo deslizante” terá uma apresentação única e gratuita, no dia 15 de junho, terça-feira, a partir das 19 horas, na Praça Dom Eduardo, no centro histórico de Ilhéus. Patrocinada pelo do Ministério da Cultura e Petrobrás, com apoio secretaria municipal da Cultura, a peça tem direção de Jackson Zambelli, com uma hora de duração, cujas montagem e desmontagem são desenvolvidas aos olhos da própria comunidade. A atuação é do ator Luciano Wieser.
Os produtores do espetáculo informam que o “Automákina, universo deslizante” apresenta um cenário móvel, resultado de pesquisa inovadora do grupo que propõe levar para a rua um aparato cênico impar em qualidade visual e sonora, uma máquina gigante medindo sete metros de comprimento por oito metros de altura, o que aumenta a sua dramaticidade. “São poucos grupos que pesquisam esta especificidade do teatro com maquinarias, o que resulta em processo rico de arte visual e de intervenção urbana, livre para todo o público”, afirmam.
Destaca ainda a produção que o “Automákina, universo deslizante” traz uma linguagem que mescla o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua, o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos fazendo uma metáfora à existência humana. “Trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: a arte da sobrevivência.”.
Já o secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, diz que “é um espetáculo de teatro de rua que vai emocionar aqueles que irão assistir e é destinado a todas as idades. Com certeza, o “Automákina, universo deslizante” vai surpreender o público desde seu início ao fim”. Ele destaca ainda que a estética do espetáculo é associada à dramaturgia, e a montagem vai trazer várias surpresas e impactar as pessoas que irão assistir.
Outros dois eventos – Dois dias antes da apresentação teatral “Automákina, universo deslizante”, na Praça Dom Eduardo, ocorrem dois eventos distintos: dia 13, a realização da oficina “O ator inventivo”, e dia 14, intercâmbio com o Teatro Popular de Ilhéus e artistas locais.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário