quinta-feira, 9 de julho de 2020

Aborto espontâneo: impacto físico e psicológico

(Pastoral da Criança) A gestação é um período marcante na vida da mulher. É um momento que ocorrem muitas mudanças, tanto na questão corporal como em aspectos emocionais e psicológicos. A alegria em conceber uma vida, a insegurança pelo momento desconhecido, a preocupação com a saúde do bebê. Todos estes aspectos são vivenciados pela mulher durante a gestação. Entretanto, há mulheres que vivenciam um momento ainda mais delicado, o aborto espontâneo. Este momento afeta muito o lado psicológico e emocional da mulher, envolvendo sentimentos de perda e culpa pela impossibilidade de levar a gestação a termo. Também pode trazer complicações para o sistema reprodutivo, requerendo atenção técnica adequada, segura e humanizada. Dar apoio emocional e cuidar dessa mulher que passou por um aborto é responsabilidade de todos: companheiro, famílias, governantes e comunidade. Pastoral da Criança também tem um papel importante neste momento. Para falar sobre o assunto, convidamos a Dra. Maria Sara de Lima Dias, Psicóloga e Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Que impacto psicológico o aborto espontâneo provoca?
O aborto espontâneo é mais comum do que a gente imagina, mas muitas vezes, é necessário um suporte psicológico para que a mulher consiga superar essa sensação de perda, que é física e também é psicológica.
Quais são as principais causas do aborto espontâneo?
Foto: Dra. Maria Sara de Lima Dias
A maioria dos abortos acontecem porque o bebê não está se desenvolvendo. Ainda como embrião, tem alguns problemas, parou de se desenvolver. Aquilo que a gente chama de gravidez ectópica, por exemplo, tubária. Às vezes, pode ser problemas em cromossomos. Uma massa de cistos muito grande. Enfim, as condições de saúde da mulher também interferem: diabetes, tireoide, problema com o útero, infecções não tratadas. Às vezes, as próprias atividades cotidianas da mulher. Muito estresse, acidentes em casa, uma queda, também são prejudiciais.
O que fazer para tentar prevenir o aborto espontâneo?
Para prevenir o aborto é preciso ter uma alimentação saudável, acompanhamento médico, evitar o uso de qualquer tipo de droga, manter uma atividade física mais tranquila. A mãe que se cuida, e que tem a sua gestação bem acompanhada por uma equipe médica, ela tende a estar mais preparada para receber esse bebê.
Que impacto o aborto espontâneo pode causar na família, no companheiro e demais familiares, que tinham grande expectativa com essa gestação?
Muitas vezes, o companheiro e demais familiares não entendem. A família tem uma grande expectativa em relação à gestação. Então, a gente orienta que os familiares baixem a expectativa, principalmente nas seis primeiras semanas e que apoiem a mulher que tenha sofrido um aborto.
Muitas mulheres sofrem sozinhas. Onde podem buscar ajuda?
Em grupos de ajuda, grupos de mulheres, grupos de apoio, o próprio grupo das universidades, os grupos terapêuticos, a comunidade. Também é importante procurar acompanhamento médico e tentar acompanhar o bebê se engravidar novamente, acompanhar a gestação durante todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário